fbpx

Breve Formação de Gestão Para Clínicas | Receber Gratuitamente

COMO CONSEGUIR CENTENAS DE NOVOS PACIENTES PARA A SUA CLÍNICA DENTÁRIA
18 MÉTODOS EFICAZES

MÉTODO #1 – POSSIBILITE AGENDAMENTOS 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA

Marcações apenas por chamada vai restringi-lo ao horário de funcionamento da sua clínica. Felizmente, existem inúmeras plataformas de agendamento de consultas online que os dentistas podem utilizar!

Este tipo de agendamento oferece uma oportunidade 24 horas, 7 dias por semana, para atuais e novos pacientes. 

Um exemplo disto, é o Calendly, um calendário online que pode sincronizar com a agenda da sua clínica para que não existam marcações sobrepostas e que oferece aos pacientes a possibilidade de marcarem a qualquer hora do dia!

Além disso, pode conseguir pacientes que outras clínicas dentárias perdem por causa das suas poucas opções de agendamento.

MÉTODO #2 – CRIE UM SITE FORTE E BEM PROJETADO

Existe uma grande chance de que a primeira interação de um potencial cliente seja no seu site, portanto, deve causar uma boa primeira impressão. 

O seu site precisa de ter uma aparência profissional, ser bem organizado para facilitar a navegação e ser minucioso nas informações que oferece aos visitantes.

Se gostava de ter um site apelativo mas não quer gastar milhares de euros, o WordPress é uma ótima opção. É uma ferramenta gratuita onde pode explorar inúmeras coisas, como o editor Elementor e diversos plug-ins para tornar o seu site ainda mais interessante.

MÉTODO #3 – CERTIFIQUE-SE QUE O SEU SITE É COMPATÍVEL COM TELEMÓVEIS

Ter um site compatível com dispositivos móveis é uma necessidade desde que a pesquisa por telemóveis se tornou tão comum – a pesquisa feita através de telemóveis tem atingido valores cada vez mais altos.

Qual a aparência de um site para dispositivos móveis?

 

 O Google também adicionou a compatibilidade móvel como um fator de classificação, o que significa que pode afetar se aparece ou não nos resultados de pesquisa no seu telemóvel.

MÉTODO #4 – INSTALE O GOOGLE ANALYTICS NO SEU SITE

O Google Analytics lidera como número 1 no seguimento de sites e pode usá-lo de várias maneiras para informar o plano de marketing da sua clínica.

Pode criar uma conta gratuita e configurá-la no seu site ou pedir que alguém faça isso por si. Depois de instalado, saberá quem está a visitar o seu site, de onde vêm (Facebook, Google, Instagram, etc), quais as páginas que visitam mais a partir da página principal, quais as páginas que as pessoas abandonam, e mais dados que podem ser usados para ajustar o seu plano de marketing.

Mesmo que ainda não tenha a certeza de como usar o Google Analytics, instale-o e comece a usar. Aprenderá à medida que avança!

MÉTODO #5 – CONSTRUA UMA COMUNIDADE NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais oferecem à sua clínica dentária uma excelente maneira de alcançar potenciais clientes e construir ou fortalecer relacionamentos – o que também se aplica aos pacientes existentes.

Estar presente nas redes sociais, leva a que as pessoas que o seguem não ouçam falar de si apenas uma vez a cada seis meses – os seus seguidores terão uma fonte constante de comunicação consigo o ano todo.

O Facebook é um exemplo perfeito de uma plataforma que as clínicas dentárias podem usar para construir comunidades online dos seus pacientes.

                COMO CRIAR UMA COMUNIDADE NO FACEBOOK?

                Passo 1: Crie um grupo no Facebook;

                Passo 2: Adicione amigos e colegas na sua área local;

                Passo 3: Comece a dinamizar a comunidade em redor da sua cínica, seja presente e                  ativo nas redes sociais e mantenha-se em contacto com as pessoas;

                Passo 4: Esclareça dúvidas relacionadas com medicina dentária e                                                    atribua valor à comunidade;

Para além de manter contacto e gerar conversas, também pode usar as redes sociais da sua clínica para fornecer atualizações e informações (incluindo informações de contacto) e pode recolher avaliações de pacientes existentes. Isto pode fornecer aos novos pacientes mais pontos de contato e uma melhor primeira impressão imediata sempre que o encontrarem.

MÉTODO #6 – FAÇA A SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA NO FACEBOOK

O Facebook tem uma quantidade absurda de segmentação demográfica disponível, e pode usar isso a seu favor. Pode segmentar potenciais clientes por idioma, estado de relacionamento, emprego, renda e interesses. 

Certifique-se de estar a direcionar anúncios às pessoas certas. Embora queira divulgar a sua clínica dentária, é importante ser específico sobre o produto ou serviço que está a vender. Provavelmente, não é do seu interesse exibir anúncios sobre a sua clínica fora de um raio de 80 quilômetros – se está em Lisboa e alguém do Porto está a ver o seu anúncio, não faz sentido.

MÉTODO #7 – DESENVOLVA UMA PROPOSTA DE VALOR (USP)

A Proposta de Valor (USP) é uma ideia diferenciada, atrativa e positiva, que coloca um produto, marca e empresa de uma forma distinta no coração e na mente dos seus clientes e consumidores. Em última instância é a “razão de ser” que os consumidores atribuem para escolher a sua solução e não a dos seus concorrentes.

A Proposta de Valor é fundamental para guiar toda a sua comunicação e obter o máximo de resultados no marketing e vendas. É uma declaração precisa que diz rapidamente aos seus potenciais clientes como a sua prática difere da concorrência. 

Todas as empresas devem conseguir diferenciar-se dos seus concorrentes.

                Deixamos-lhe alguns exemplos:

               – “Somos a única clínica dentária especializada em implantes dentários em Cascais.

               – “Aceitamos mais seguros de saúde do que qualquer outro dentista em Lisboa.”

               – “Estamos classificados como dentista infantil nº1 em Oeiras pela revista NIT.”

               – “Somos a única clínica dentária do concelho de Sintra que oferece atendimento de                      emergência 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.”

MÉTODO #8 – DIVERSIFIQUE AS SUAS PALAVRAS-CHAVE

Palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras e são a forma como um usuário escreve o que procura com o intuito de obter respostas e concluir a sua pesquisa. 

A pesquisa de palavras-chave é essencial se deseja que o seu site tenha uma chance de ser bem classificado nos motores de busca. E embora deva querer o básico como “dentista em Lisboa”, também deve pensar fora da caixa.

Levar em consideração palavras-chave de emergência, por exemplo, é uma excelente estratégia. “Dentista em Lisboa Emergência” e “Implante Dentário Emergência” são bons exemplos. Pode até tentar classificar para “dentista aberto aos fins de semana”.

Tenha em conta que qualquer serviço de emergência tem maior probabilidade de ser pesquisado por meio da pesquisa por voz.

MÉTODO #9 – USE PALAVRAS CHAVE PROCURADAS POR PACIENTES COM ALTO VALOR DE VIDA

Licitar palavras-chave como “emergência” ou “urgente” é uma forma fácil de obter clientes com necessidades imediatas e grandes intenções.

Imagine o retorno do investimento para essas palavras-chave!

Porém, certifique-se que a sua clínica pode atender casos de emergência e forneça uma maneira fácil de entrar em contacto com a clínica, ou então poderá obter uma crítica negativa no Google.

MÉTODO #10 – FOQUE-SE NO SEO LOCAL

A otimização de mecanismos de pesquisa para todos os termos odontológicos essenciais pode ajudar a sua clínica, mas as palavras-chaves locais são o que realmente trazem novos clientes. 

Não tem grande importância se um paciente do Porto encontrar o seu site e a sua clínica estiver localizada em Lisboa, certo?

O número de pessoas que procuram especificamente a sua clínica tende a ser pequeno. Mas pode usar a otimização de mecanismos para aumentar as suas classificações, permitindo que seja visto por mais pessoas que procuram um dentista na sua área.

                    Passo 1: Crie uma conta no Google My Business;

                    Passo 2: Insera o link do seu site (vai ajudá-lo a aparecer nos primeiros                                          resultados do Google);

                    Passo 3: Pode introduzir uma fotografia ou usar o Street View para fazer                                      uma visita virtual da sua clínica por dentro;

                    Passo 4: Se quiser crescer ainda mais, crie um blog;

Isto vai ajudá-lo, não só a encontrar o seu público-alvo que está a pesquisar exatamente estes termos no Google, mas também lhe dará uma vantagem na pesquisa por voz, onde os utilizadores pedem à Alexa ou à Siri para encontrarem um dentista “perto de mim”.

MÉTODO #11 – ENVOLVA-SE COM A COMUNIDADE

Não é preciso dizer que, se a sua clínica for em Lisboa, não trará os pacientes do Porto. As clínicas dentárias são negócios locais e dependem muito da comunidade local para receber os pacientes.

Envolva-se com a sua comunidade. E isso pode incluir qualquer coisa, desde participar em eventos locais ou patrocinar uma equipa de futebol da liga infantil, estes são exemplos que lhe permitem construir relacionamentos pessoalmente. Pode até dar uma aula sobre higiene oral numa escola primária ou partilhar os seus conhecimentos numa universidade local. 

Tudo isto estabelece uma excelente base para a forma como a comunidade o irá ver e lhe dará a chance de se envolver no passa a palavra e no marketing direto.

MÉTODO #12 – USE MARKETING DE CONTEÚDO

O Marketing de Conteúdo é a prática de usar conteúdo como posts de blogs ou e-books para trazer visitantes ao seu site, no fundo, construir relacionamentos com eles e, eventualmente, convertê-los em pacientes.

O Marketing de Conteúdo no site, na forma de um blog ou FAQ oferece a oportunidade de adicionar regularmente novos conteúdos (e palavras-chave) ao seu site, aumentando a sua classificação geral e enviando mais tráfego para o seu site.

MÉTODO #13 – EXECUTE CAMPANHAS DO GOOGLE ADS

O Google Ads (ou Google Adwords) é uma plataforma forte de pagamento por clique que permite que exiba o seu anúncio para usuários que procuram determinadas palavras-chave.

Se estiverem a procurar por “dentista em Lisboa”, o anúncio da sua clínica dentária em Lisboa pode aparecer logo nos primeiros resultados.

Ao usar campanhas do Google Ads, recomendamos fortemente a segmentar palavras-chave com base na localização para aumentar a relevância dos seus canais de anúncios. 

Use as suas descrições e novidades para destacar ofertas exclusivas ou outros recursos da sua clínica que o diferencia.

MÉTODO #14 – TENHA ANÚNCIOS NO GOOGLE MAPS

Um anúncio no Google Maps pode literalmente levar um potencial paciente diretamente à sua clínica dentária.

Quando “dentista” é inserido na barra de pesquisa, os resultados são mostrados no mapa e na lista de resultados da pesquisa. Nos telemóveis esses anúncios também incluem direções e CTAs (Call to Actions) de chamada.

MÉTODO #15 – RECORDE OS SEUS PACIENTES DE POSSÍVEIS COMPROMISSOS

Quer seja na forma de e-mail, chamada ou mensagem, os avisos ou lembranças de compromissos são importantes para garantir que os seus pacientes compareçam. 

Simplifique esse processo ao usar alertas de calendário do Google e a enviar confirmações de compromissos e avisos por email (como por exemplo, uma consulta agendada para amanhã).

Também pode usar facilmente este método para lembrar os seus pacientes de marcar uma consulta para uma limpeza anual, por exemplo.

Aumentar a sua prática não é apenas atrair novos pacientes. Manter relacionamentos com os seus atuais pacientes é tão importante quanto conseguir novos pacientes.

MÉTODO #16 – DESENVOLVA CAMPANHAS DE REMARKETING

Remarketing é a prática de entrar em contacto com usuários com os quais já tem um relacionamento e tentar fazer com que eles realizem uma ação específica. Não fazer remarketing é como, muitas vezes, deixar dinheiro na mesa. 

Remarketing ajuda a alcançar pessoas que visitaram o seu site veiculando anúncios específicos com o objetivo de reconquistar esses potenciais clientes.

Pode usar o remarketing para fazer com que os usuários agendem um check-up de seis meses ou para se conectar com potenciais clientes no seu site, mas que não realizaram uma conversão.

Na sua clínica dentária, se tiver os endereços de email, poderá aproveitá-los por meio da correspondência de clientes no Google Ads e no Facebook. Basta fazer upload dos endereços de email para criar um público de remarketing e criar um anúncio que incentive os pacientes a visitarem a sua clínica.

Os anúncios do Facebook são uma das melhores plataformas para remarketing, oferecendo a opção de redirecionar com base em atividades específicas no seu site ou enviando públicos-alvo personalizados.

Pode até usar o remarketing para promover novos produtos ou tratamentos para clientes existentes, como por exemplo, adicionar Invisalign à sua linha ou ter um tratamento de branqueamento novo e mais seguro.

MÉTODO #17 – ENVIE POSTAIS E OFERTAS POR CORREIO

As clínicas dentárias têm uma vantagem única sobre muitas empresas – sabem que a sua base de clientes é local. Esta técnica continua a ser uma das formas mais eficazes de gerar novos pacientes e aumentar a receita.

                Esta é a fórmula para uma campanha de postais de sucesso:

                Passo 1: Compre um serviço de distribuição que garanta 90% de entregas dos seus                    postais;

                Passo 2: Crie um postal;

                Passo 3: Crie uma oferta especial para atrair novos pacientes (Oferta de 20% numa                    limpeza por exemplo);

                Passo 4: Envie os seus postais de forma consistente para a sua lista todos os meses                  por um período mínimo de três meses (recomendável de seis meses a um ano).

Esta técnica ainda funciona e é uma boa oportunidade para mostrar a especialidade da sua clínica ou os preços competitivos. 

MÉTODO #18 – DESENVOLVA ANÚNCIOS CLICK-TO-CALL

O principal objetivo do marketing ou publicidade das clínicas dentárias é que os atuais e novos pacientes marquem uma consulta – o que geralmente é feito através de uma chamada. 

Os anúncios click-to-call estão disponíveis no Facebook e no Google Ads (anteriormente conhecido por Google Adwords) no telemóvel, tablet e computador. Essa extensão pode ser adicionada a anúncios existentes ou pode criar campanhas só para chamadas.

AGORA GOSTÁVAMOS DE O OUVIR.

COMO VAI IMPLEMENTAR ESTES MÉTODOS?

Gostaria de ajuda a implementar estas iniciativas e obter novos pacientes?

Agende uma chamada gratuita com um dos nossos especialistas aqui.

FAQ

Quetões Frequentes

Nesta secção poderá consultar as respostas a algumas das questões mais frequentes que nos colocam.

Onde fazem os anúncios?

As plataformas principais que utilizamos são o Facebook e YouTube, no entanto, a plataforma a utilizar dependerá do seu cliente alvo e indústria.

E se os meus clientes não usarem Redes Sociais?

Existem mais de 5 milhões de utilizadores ativos no Facebook, YouTube e Instagram em Portugal. No ano passado milhares de residentes portugueses acima dos 65 anos contactaram os nossos clientes para a colocação de implantes dentários.. Através da internet! Os seus clientes usam redes sociais : )

Porquê vocês?

Quantas primeiras consultas posso esperar por mês?

Naturalmente este valor irá variar consoante vários fatores, desde a localização da clínica, até à sua marca, mas a maioria dos nossos clientes marcam cerca de  100-200 novas primeiras consultas, por mês.

Livro Gratuito (Brevemente)

Ainda está a ser escrito!

Livro Gratuito (Brevemente)

Ainda está a ser escrito!

Pronto para faturar mais?

Peça a sua proposta!